- Justin Parkinson
Antes de começar a praticar, é importante saber qual tipo de patins é o melhor para você. O modelo mais simples de se movimentar chama Quad, sendo o mais recomendado para andar na cidade tranquilamente.
Já o modelo Inline é mais recomendado para quem procura mais velocidade e um patins mais esportivo para realizar manobras. Com esse modelo, é mais difícil manter o equilíbrio.
É importante estar sempre atento às especificações dos patins, independentemente do modelo, para saber qual é o melhor para você.
Por exemplo, o rolamento do patins, que é definido pelo critério da sigla ABEC, indo de 1 a 9 e define o quanto o patins irá reduzir o atrito da roda, quanto maior o número, mais rápido.
Outro ponto importante é o material das rodas do patins, que define a qualidade de um patins e sua durabilidade. Rodas de boa qualidade são aquelas feitas de Poliuretano ou Poliuretano Termoplástico.
Se você prefere levar a patinação como um hobby mais tranquilo e divertido, os patins Quad são perfeitos para o que você procura.
Quanto ao rolamento, a escolha fica ao seu critério, já que a forma em como as rodas dos patins Quad estão organizadas oferecem mais estabilidade.
E quanto ao material, é importante escolher um que não vá desgastar rapidamente já que os patins Quad podem ser usados em diversos locais. Os mais recomendados são PU e TPU (citados anteriormente).
Se você busca altas velocidades e quer realizar manobras, os patins Inline são exatamente o que você procura, mas é importante ter em mente algumas especificações do modelo.
Nesse modelo, a escolha do rolamento exige maior atenção, já que o seu objetivo é ser o mais veloz possível. Portanto, ao considerar um patins Inline, prefira rolamentos mais altos como ABEC 7 OU 9.
Quanto ao material das rodas, prefira sempre aquelas fabricadas com poliuretano, garantindo sua durabilidade e possibilitando o máximo possível de aproveitamento do seu patins.