Esse esporte começou a ser praticado no séc. XIX, na Inglaterra, e esteve presente na primeira Olimpíada, realizada em Atenas. De lá para cá, as bicicletas sofreram melhorias para serem mais rápidas
Há várias modalidades do ciclismo, só nas Olimpíadas, o esporte é dividido em 5 grandes grupos: Estrada, Pista, Mountain Bike, BMX estilo livre e BMX corrida.
Há dois tipos de disputas do ciclismo de estrada: contra o relógio e corrida.
A corrida é disputada em grandes distâncias e o vencedor é aquele que chega em primeiro. Nas Olimpíadas de Tóquio, o campeão masculino foi o equatoriano Richard Carapaz, que pedalou 234km em 6h25.
Já a disputa contra o relógio é bem mais curta e o vencedor é aquele que completa o percurso em menos tempo. Nessa disputa os competidores vão saindo um a um, e não todos ao mesmo tempo.
Para quem gosta de adrenalina, essa é a modalidade certa do ciclismo para praticar. Mas também é necessário ter cuidado pois como o trajeto envolve subidas, descidas e obstáculos
As provas são disputadas dentro do velódromo, com uma pista de 250 metros e de forma ovalada. existem 5 tipos de provas: Perseguição, Velocidade, Madison, Kerin e Omnium.
Cada país larga em lado oposto da pista e para vencer a disputa existem dois jeitos. A primeira é completar os 4 km da prova, ou alcançar os atletas da equipe adversária
Os atletas largam lado a lado, e completam 3 voltas no velódromo. Os últimos 200m da prova são cronometrados e quem conseguir chegar à linha de chegada primeiro ganha.
São dadas 200 voltas no velódromo, totalizando 50 km de prova. São dois atletas por país, um compete por vez e eles podem trocar a qualquer momento. Ao todo, 16 nações estão na disputa.
Aqui os competidores largam em grupo e são liderados por uma motocicleta. Eles dão 3 voltas atrás da moto, que anda a uma velocidade de 20km/h e quando ela sai da prova, ela vai a 50km/h.
A última modalidade do ciclismo no programa olímpico reúne 4 provas diferentes, que dão pontos aos atletas de acordo com a colocação, e no final o campeão é quem tiver a maior pontuação.
BMX é a sigla para Bicycle Moto Cross e foi mais uma das modalidades do ciclismo presentes em Tóquio. São dois tipos de provas, BMX estilo livre e corrida.
O BMX Freestyle é a modalidade do ciclismo em que os atletas fazem manobras e acrobacias, parecido com a prova do skate.
O BMX corrida é disputado em um circuito com subidas, descidas e há algumas partes que fazem com os ciclistas deem saltos.