Como surgiu a natação? Conheça a origem do esporte

Nadar não parece tão natural para nós como andar ou caminhar. Então… Como surgiu a natação? E por que ela se tornou uma modalidade esportiva tão importante?

O nado, como conhecemos hoje, só veio a ser desenvolvido por volta do ano de 1696 pelo francês M. Theneval com a ideia de um nado em que moveria os braços e pernas como uma rã.

Quais os tipos de nados que temos hoje?

O nado crawl é o mais popular entre todos os nadadores. Este nado consiste em nadar batendo as pernas na água. Essa técnica funciona em razão do nadador jogar seus braços para cima.

O nado borboleta consiste em jogar os dois braços ao mesmo tempo por fora da água, usando essa força para se locomover o mais rápido possível.

O nado costas foi criado pelo italiano Bernardi no ano de 1794. O italiano criou uma forma de nadar que consiste em jogar os braços por trás da cabeça, enquanto se está de barriga para cima na água.

O nado peito consiste em mover os seus braços e pernas tal como um sapo. Ao se movimentar dessa forma você cria o empuxo.

Como surgiu a natação competitiva?

As primeiras competições de natação são mais antigas do se espera. Desde o ano 38 a.C já ocorriam os primeiros campeonatos de natação!

O primeiro torneio oficial de natação ocorreu em Sydney, no ano de 1858, no campeonato mundial de 440 jardas. A partir desse momento, os torneios oficiais ganharam espaço ao redor do mundo.

Nas Olimpíadas de 1908, em Londres, foi criada a Federação internacional de Natação (FINA) – a qual é responsável pela modalidade de natação e, também, outras modalidades aquáticas.

Quais os benefícios de praticar natação?

A natação é um dos esportes mais completos de todos, ela é capaz de trabalhar o seu corpo inteiro durante a prática.

Gostou?

leia o post completo