A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, e cuidar da saúde nessa fase é fundamental para garantir o seu bem-estar e do bebê.
Ainda que a gravidez seja um momento de mudanças significativas no corpo da mulher, isso não significa que a atividade física deva ser deixada de lado.
Outra grande vantagem de realizar atividade física durante a gestação é que ela ajuda a preparar o corpo da mãe para dar a luz.
A caminhada é uma opção segura e eficaz de exercício durante a gravidez. Além de melhorar a circulação, fortalecer os músculos e ajudar a manter um peso saudável.
A natação, por sua vez, é um exercício indicado principalmente para quem já está familiarizada com essa modalidade.
Essa modalidade é indicada até mesmo para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar e pode ser realizada durante os 9 meses de gestação.
É uma atividade que ajuda no controle da respiração e para o controle da resistência física, fatores que são muito importantes no momento do parto.
Isso se deve ao fato de ajudar a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a postura, bem como o estresse e a ansiedade.
Para gestantes, isso é especialmente importante, pois estes músculos ajudam na sustentação do peso da barriga, nos casos de incontinência urinária e, por fim, no parto normal.
A musculação também pode ser um bom exercício para ser praticado durante a gestação, mas como é uma opção de alto impacto, é preciso tomar cuidado com a carga.
Ele ajuda a reduzir a tensão muscular, melhora a flexibilidade e também prepara o corpo para o momento tão esperado da chegada do bebê.
Em geral, não há contraindicações para a prática de exercícios físicos durante a gestação. No entanto, cada gravidez é única.
Alguns casos podem envolver restrições ou demandar adaptações nos exercícios físicos, dependendo da saúde da gestante e das condições da gravidez.