10 Principais sintomas do sedentarismo
Um indivíduo é considerado sedentário quando não pratica qualquer exercício físico, ou realiza de forma insuficiente, o que acaba gerando consequências negativas para a sua saúde. Todo e qualquer movimento corporal realizado pelos músculos, proporcionando gasto de energia, é considerado atividade física.
O sedentarismo no Brasil é considerado grave. Segundo a Organização Mundial da Saúde, somos o país mais sedentário da América Latina, ocupando também o 5º lugar no ranking mundial. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40,3% dos brasileiros com 18 anos ou mais estão inativos.
Para evitar o sedentarismo, vale a pena se dedicar à realização de atividades físicas. Ainda que não seja necessariamente uma patologia, essa condição torna o indivíduo propenso a desenvolver doenças crônicas.
Por isso, vale a pena observar alguns sinais, que indicam um estilo de vida sedentário que pode gerar problemas no futuro. Confira a seguir alguns dos principais sintomas do sedentarismo.
10 – Problemas cardíacos
O sedentarismo também pode indiretamente levar ao surgimento de problemas de saúde no coração, já que a obesidade e a diabetes tipo II são fatores de risco para doenças cardiovasculares. A falta de atividade física também pode desencadear a hipertensão.
Como dá para notar, podem ser muito graves as consequências desse estilo de vida. Por outro lado, pequenas mudanças de hábitos fazem toda a diferença, promovendo bem-estar e saúde.
A OMS estima que cerca de 5 milhões de mortes anuais poderiam ser evitadas se a população do mundo fosse menos sedentária. Para fugir do sedentarismo, é necessário fazer atividades moderadas cinco vezes por semana durante 30 minutos, ou atividades intensas três vezes na semana, durante 20 minutos.
Isso não inclui apenas práticas esportivas diárias. É possível deixar de ser sedentário sem precisar se submeter a uma rotina na academia, como por exemplo realizando caminhadas diárias, priorizando o uso de escadas em vez de elevadores e fazendo algum esporte de sua preferência.
9 – Diabetes tipo II
Não é segredo para ninguém que o sedentarismo é um mau hábito que pode desencadear uma série de problemas de saúde. Entre eles, está a diabetes tipo II, caracterizada pelo excesso crônico de açúcar no sangue.
A falta de atividades físicas no cotidiano aliada à alimentação desregrada pode fazer com que o organismo se torne resistente à insulina. Isso aumenta as chances de desenvolver esse tipo de diabetes, que é caracterizada pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou pela incapacidade do corpo de usar essa substância.
Quando não tratada, a diabetes pode apresentar desequilíbrio e desencadear outras complicações. As altas taxas de glicemia podem levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins, nervos e, em casos mais graves, pode levar à morte.
8 – Roncos e/ou apneia do sono
Os roncos podem ser um sintoma da apneia, que é caracterizada por interrupções na respiração durante o sono. Essas pausas na entrada de ar podem levar à diminuição da concentração de oxigênio no sangue, por isso a apneia é considerada um fator de risco para pressão alta e arritmia cardíaca.
Um estudo realizado por pesquisadores da Harvard Medical School e divulgado em 2021 revelou que hábitos sedentários aumentam o risco de apneia em 78%. Quando essa condição não é tratada, pode aumentar os riscos de vários problemas cardíacos, câncer, glaucoma, diabetes tipo 2 e distúrbios cognitivos e comportamentais.
Além de ser um sintoma importante de uma vida sedentária, pode ser a causa de problemas graves de saúde. Por isso, a apneia do sono deve ser levada a sério e discutida com seu médico.
7 – Aumento excessivo do peso e/ou obesidade é a principal queixa do sedentarismo
Uma rotina na qual não há gasto das calorias consumidas pode levar ao acúmulo de gordura, resultando em um aumento excessivo de peso e um quadro preocupante de obesidade.
Mais do que a obesidade, o sedentarismo é uma causa ainda mais alarmante de doenças e mortes. O que isso significa? Que uma pessoa que está acima do peso, mas ainda assim se movimenta e pratica exercícios, provavelmente está em melhores condições de saúde do que um corpo sedentário (mesmo que esse não apresente obesidade).
Ainda assim, o ganho excessivo de peso pode ser um indicativo da vida sedentária. Segundo a Federação Mundial de Cardiologia, quem não pratica atividades físicas têm duas vezes mais chances de sofrer de doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes, independente de estar acima do peso ou não.
6 – Aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos
Ao realizar exames de rotina, os altos níveis dessas taxas geralmente são motivo de alerta e preocupação. Como geralmente não apresentam sintomas, evoluem de maneira silenciosa. Novamente, uma rotina de atividades físicas se mostra a maneira mais segura e eficaz de evitar o surgimento de problemas de saúde como esses.
Realizar exercícios físicos é uma excelente prática para manter bons níveis de colesterol e triglicerídeos, principalmente quando aliada à uma alimentação leve e saudável, evitando gorduras, açúcares e alimentos industrializados.
Para quem não sabe por onde começar, a caminhada pode ser uma boa pedida. É uma atividade que não requer condicionamento físico, nem mesmo equipamentos ou acessórios sofisticados.
5 – Aterosclerose
Esse é o nome dado ao acúmulo de gordura no interior das artérias, que ocasiona o estreitamento e enrijecimento dessas estruturas e até mesmo sua obstrução completa, restringindo o fluxo sanguíneo. A região do corpo afetada acaba recebendo uma quantidade menor de oxigênio e nutrientes, o que pode comprometer suas funções.
A aterosclerose é uma complicação muito perigosa, que geralmente evolui de forma silenciosa e causa diversas doenças cardiovasculares, como infarto, morte súbita e acidentes vasculares cerebrais. Muitas vezes, a formação de placas de gordura só é descoberta quando uma artéria é obstruída completamente, levando à necessidade do atendimento médico imediato.
Está relacionada aos fatores de risco mais comuns, entre eles o sedentarismo. Quando afeta o coração, a aterosclerose pode levar a dores no peito (peso, aperto, queimação ou até pontadas), falta de ar e sudorese.
4 – Acúmulo de gordura abdominal
O aumento da medida da circunferência da cintura pode ser considerado um importante fator de risco para uma série de problemas de saúde. Além disso, é também um indicativo do sedentarismo.
O acúmulo de gordura na região abdominal apresenta riscos à saúde pois pode levar à síndrome metabólica, gerando problemas como diabetes e doenças cardiovasculares.
Além do sedentarismo, fatores genéticos e o consumo de alimentos industrializados, açúcares e gordura também podem desencadear o acúmulo de gordura abdominal.
3 – Osteoartrite pode ser consequência do sedentarismo
Essa condição ocorre quando há desgaste gradual do tecido de proteção que fica nas extremidades dos ossos. Sua tendência é piorar com o tempo, apresentando sintomas como dor nas articulações das mãos, pescoço, região lombar, joelhos e quadris.
Ela pode acontecer devido ao excesso de peso adquirido ou simplesmente pela falta de movimentação nas articulações. Ou seja, o sedentarismo é um dos fatores de risco que favorece o surgimento da osteoartrite e também a piora no quadro.
A falta de exercícios físicos faz com que a musculatura atrofie e sobrecarregue as articulações. O sedentarismo também colabora com o ganho de peso, provocando um ciclo vicioso, já que isso aumenta a carga sobre as articulações, provocando danos ainda maiores e potencializando a dor.
Parte do tratamento para essa condição envolve a prática regular de atividades físicas, que precisam ser monitoradas por um profissional e adequadas às condições de saúde de cada pessoa.
2 – Falta de força muscular
A fraqueza muscular consiste na perda temporária ou prolongada da força dos músculos e na sensação de cansaço. Também pode ser um sintoma da falta de exercícios físicos, pois como os músculos não são estimulados corretamente, acabam se enfraquecendo e atrofiando.
Ao levar um estilo de vida sedentário, o indivíduo corre o risco de que seus músculos percam volume e força, já que não estão sendo devidamente trabalhados no dia a dia. Como consequência disso, o corpo pode ficar mais fragilizado e suscetível a sofrer com lesões e doenças.
1 – Cansaço excessivo X Sedentarismo
O cansaço pontual, resultante de um esforço físico moderado a intenso, é completamente normal e até mesmo esperado. Já ao cansaço excessivo dá-se o nome de fadiga, quando há pouca disposição para realizar as atividades diárias. Esse sim é um sinal importante no qual é preciso prestar atenção, pois aponta que há alguma coisa fora do equilíbrio.
A fadiga está relacionada ao sedentarismo devido à diminuição do metabolismo. Assim, o indivíduo se sente cansado com mais frequência e mais rapidamente. Quanto mais bem preparado fisicamente uma pessoa se encontra, mais resistente ela tende a ser ao cansaço. O contrário também vale: quanto mais sedentária, tende a ficar cansada mais rápido e com mais frequência.
As pessoas sedentárias geralmente sentem cansaço muito facilmente. Uma caminhada um pouco mais longa do que o que está acostumada pode ser o suficiente para gerar a sensação de fadiga. Maus hábitos como o sedentarismo e o mau preparo físico são as principais causas de cansaço na população.
O cansaço também é muito comum na vida de pessoas que têm um cotidiano corrido, com excesso de trabalho e estresse, e pouco tempo disponível para lazer e descanso. Não por acaso, essas pessoas geralmente também são sedentárias devido à falta de tempo para se dedicar à prática de exercícios físicos, quando a saúde acaba ficando em segundo plano.
As informações aqui presentes foram úteis para você? Compartilhe nosso artigo e leve esse conteúdo para mais gente.
Conheça a coleção da Oxer
A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!
Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.
Instagram Oxer
Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.