O papel da atividade física para idosos e a luta contra o sedentarismo
A terceira idade é a época da vida em que muitos esperam poder finalmente desfrutar de uma merecida aposentadoria, viajar pelo mundo ou simplesmente desacelerar. Embora seja grande a tentação de passar os dias na frente da TV ou deitado em uma rede, a atividade física para idosos é tão importante quanto nas demais etapas da vida.
O sedentarismo pode ter consequências sérias, como perda de massa muscular, aumento do risco de doenças cardíacas e diminuição da flexibilidade e equilíbrio. Para idosos, esses riscos são ainda maiores. Então, para garantir que a vida na terceira idade seja aproveitada ao máximo, é de suma importância fugir do sedentarismo. E não precisa ser nada complicado, pois há diversas atividades simples e prazerosas que podem trazer grandes benefícios para a saúde.
Nunca é tarde demais para começar a se mover e desfrutar dos benefícios de uma vida ativa. Confira mais detalhes a seguir sobre a importância da atividade física para idosos e como lutar contra o sedentarismo.
A importância de se manter ativo na terceira idade
A terceira idade é comumente associada a uma fase de tranquilidade e repouso. Isso pode ser verdade, mas não exclui a importância de manter uma prática regular de atividades físicas, independente se você tinha esse hábito antes ou não.
Há muitos benefícios para a saúde ao manter-se fisicamente ativo durante a terceira idade, desde melhorias na mobilidade, até o aumento da resistência e até mesmo a redução do risco de doenças crônicas. Vamos falar um pouquinho sobre isso?
A atividade física regular pode ajudar a prevenir e controlar uma série de problemas de saúde crônicos, que são comuns na terceira idade, como doenças cardíacas, diabetes e pressão alta. O exercício também pode melhorar a função cognitiva e ajudar a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade.
Há uma série de evidências científicas que indicam que o exercício regular pode ajudar a melhorar a memória, a atenção, a velocidade de processamento e outras funções cognitivas em idosos.
Quando nos exercitamos, nossos músculos precisam de mais oxigênio, o que leva a uma maior circulação sanguínea. Isso significa que o cérebro recebe mais oxigênio e nutrientes, o que melhora a função cognitiva.
Além disso, o exercício pode aumentar a produção de substâncias químicas importantes no cérebro, como as endorfinas e as serotoninas, que estão associadas a sentimentos de bem-estar e redução do estresse.
A prática também pode ajudar a diminuir os riscos de inflamação, que tem sido associada a problemas de saúde mental e cognitiva.
Um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society descobriu que o exercício aeróbico de baixo impacto, como caminhar, pode melhorar a função cognitiva em idosos com comprometimento cognitivo leve.
Outro estudo, publicado no Journal of Aging and Physical Activity, descobriu que a prática de atividades físicas regulares pode melhorar a atenção e o processamento cognitivo em idosos saudáveis.
E os benefícios não param por aí! Em qualquer fase da vida, os exercícios físicos ajudam a manter a saúde mental, mas seu impacto é ainda mais positivo para os idosos. É importante lembrar que, com a aposentadoria, as pessoas tendem a passar mais tempo em casa e se tornar mais isoladas socialmente.
Problemas como a solidão, a depressão e a ansiedade podem ser evitadas, reduzidas ou combatidas através do exercício físico regular. A endorfina, que é um hormônio que produz a sensação de bem-estar, é liberada no cérebro durante o exercício e ajuda a melhorar o humor.
Praticar atividades físicas regularmente ajuda, ainda, a reduzir o estresse e melhorar a autoestima.
Outro grande benefício dos exercícios físicos nessa fase da vida é seu impacto na qualidade de vida dos idosos. A flexibilidade, o equilíbrio, a resistência e a força muscular são características que podem ser desenvolvidas e mantidas com exercícios regulares.
Isso, por sua vez, pode ajudar a evitar quedas, reduzir a dor nas articulações e aumentar a capacidade de realizar atividades cotidianas, como caminhar até a padaria ou carregar as compras.
Essa é, portanto, uma forma de manter a autonomia nessa época da vida. Muitos idosos relatam sentir-se mais independentes e ativos após incorporar exercícios físicos regulares em suas rotinas.
Assim, se sentem também mais capacitados para fazer o que quiserem, sem depender dos outros para ajudá-los nas tarefas diárias.
Se a prática de exercícios físicos ainda não faz parte da sua rotina, você provavelmente deve estar se perguntando como se livrar do sedentarismo, e o que fazer para lutar contra ele.
Começar é sempre a parte mais difícil, mas você pode contar conosco para enfrentar esse desafio! Confira a seguir algumas dicas importantes que vão te ajudar a deixar o sedentarismo de lado de uma vez por todas.
Como lutar contra o sedentarismo?
Uma das melhores maneiras de combater o sedentarismo na terceira idade é encontrar atividades que você goste de praticar e que sejam acessíveis e agradáveis. Pode ser desde uma caminhada diária até uma aula de yoga, um jogo de tênis ou uma dança com amigos.
O importante é encontrar algo que você aprecie e tornar essa atividade uma parte da sua rotina diária.
A melhor parte é que muitas atividades podem ser feitas em grupo, o que ajuda a incentivar a socialização e a interação com outras pessoas.
Aulas de ginástica em grupo, danças e outras atividades que envolvem outras pessoas podem ser divertidas e inspiradoras, e ainda servir como um incentivo a mais para manter o foco e a disciplina. Isso não só ajuda a manter o corpo em movimento, mas também a se conectar com outras pessoas e a manter a vida social ativa.
Também é importante lembrar que não é necessário ser um atleta de alto nível para se tornar uma pessoa fisicamente ativa. Mesmo atividades simples – como subir escadas em vez de usar o elevador ou caminhar até os estabelecimentos que precisa ir em vez de dirigir – podem ajudar a manter o corpo em movimento.
Outra ideia interessante para colocar em prática e se tornar uma pessoa mais ativa é escolher um hobby que exija algum esforço físico, como jardinagem, ciclismo ou dança. Assim, torna-se mais fácil incorporar a atividade física à sua rotina diária.
Caminhar, nadar, dançar, pedalar, praticar yoga ou pilates, levantar pesos leves e praticar atividades ao ar livre são apenas algumas das muitas opções disponíveis para enfrentar o sedentarismo. A seguir, confira mais detalhes sobre os benefícios que cada tipo de atividade pode oferecer.
Caminhada
A caminhada é uma das atividades físicas mais simples e acessíveis para os idosos. Além de ajudar a manter a forma, contribui com a saúde cardiovascular, fortalece os músculos e os ossos, reduz o risco de doenças crônicas e ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação.
E o melhor de tudo é que essa é uma atividade que pode ser praticada em praticamente qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos especiais ou um ambiente específico. Uma praça ou parque próximos a sua casa podem ser excelentes opções de lugares para você caminhar diariamente.
Claro, nem todo mundo pode começar a caminhar longas distâncias imediatamente. É importante começar devagar e aumentar gradualmente a intensidade e a duração da caminhada.
Uma boa dica é encontrar um amigo ou membro da família para caminhar junto, para que você possa manter a motivação e ter alguém para conversar durante a caminhada.
Para garantir a segurança, é importante escolher o calçado correto para caminhar. Tênis com boa aderência e amortecimento são essenciais para ajudar a prevenir lesões e garantir o conforto durante a prática.
E não se esqueça de usar protetor solar e se hidratar bem antes, durante e depois da caminhada, especialmente em dias quentes.
E lembre-se, o objetivo não é bater nenhum recorde de velocidade, mas sim aproveitar o ar fresco e desfrutar da sensação de estar em movimento. Quer saber como tornar sua caminhada ainda mais prazerosa? Clique aqui e confira as nossas dicas.
Natação
A natação é um exercício excelente para todas as idades, e especialmente benéfico para os idosos. É uma atividade de baixo impacto que pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, fortalecer os músculos, aumentar a flexibilidade e reduzir o estresse.
Além disso, a natação é uma prática divertida e refrescante, que pode ser realizada desde os dias quentes até os meses de inverno, já que as piscinas para natação são geralmente aquecidas.
Se você nunca nadou antes ou está fora de forma, comece devagar e aumente gradualmente a intensidade da atividade. Uma boa dica é começar com aulas de natação para idosos, onde você pode aprender a técnica correta de nado e receber orientações de um instrutor qualificado.
Outro cuidado muito importante para quem deseja optar pela natação é referente à pele. O cloro da piscina pode ter um efeito agressivo, especialmente para os idosos.
Se a piscina for aberta, lembre-se de aplicar protetor solar antes de entrar, e use loções hidratantes após a natação para manter a pele macia e saudável.
Yoga
A yoga também pode ser uma atividade incrível para os idosos. É uma maneira divertida e relaxante de manter o corpo e a mente saudáveis e equilibrados.
A prática ajuda a melhorar a flexibilidade, a força muscular, o equilíbrio e a coordenação. Além disso, pode ser uma ótima maneira de reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e até mesmo aumentar a autoestima.
Hoje em dia, há muitas opções de aulas de yoga para iniciantes disponíveis gratuitamente na internet. Mas, se você não quiser se arriscar, a prática se popularizou muito no Brasil na última década, e encontrar um instrutor se tornou muito fácil.
Contar com um profissional especializado é a forma mais segura de que os exercícios sejam adaptados segundo as suas necessidades e possibilidades.
Para quem nunca fez aula de yoga antes, a prática pode parecer bastante desafiadora. Mas não se preocupe, a maioria das aulas são desenvolvidas para serem relaxantes e não muito intensas.
Então, mesmo que você não consiga executar todas as posições perfeitamente, ainda pode desfrutar dos benefícios da yoga.
Pilates
Assim como o yoga, o pilates também é um exercício que pode ajudar a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio, a força muscular e a postura de seus praticantes. É frequentemente recomendado para idosos devido à sua abordagem de baixo impacto, que é gentil com as articulações e músculos.
O melhor é que essa prática pode ser adaptada para todas as habilidades e níveis de condicionamento físico. É também por essa razão que o pilates é uma das principais atividades físicas realizadas por pessoas que estão na terceira idade.
O que torna o pilates realmente divertido são os equipamentos, que são projetados para ajudar no alongamento e fortalecimento dos músculos de forma controlada e segura. A sensação de desafiar o equilíbrio e a coordenação pode ser empolgante e recompensadora.
Muitos exercícios de pilates também podem ser realizados no chão, com apenas um tapete de yoga ou uma toalha para amortecer a coluna. Assim, você pode repetir em casa os exercícios passados pelo instrutor durante as aulas.
Musculação
Musculação para idosos? Mas é claro, por que não? A terceira idade também pode se beneficiar da musculação, que é uma opção excelente para melhorar a força muscular, a densidade óssea e a saúde cardiovascular.
Alguns cuidados são importantes. A musculação deve ser adaptada às necessidades individuais de cada um, e ser supervisionada por um profissional.
Outra dica de ouro: comece devagar. Não se preocupe em levantar muito peso desde o início. É preciso desenvolver força gradualmente para evitar lesões e melhorar a eficácia do treino. Comece com pesos leves e aumente gradualmente à medida que se sentir mais confortável.
E não se esqueça do alongamento e do aquecimento. Eles podem ajudar a melhorar a flexibilidade e reduzir o risco de se machucar Lembre-se também de incluir alguns alongamentos suaves ao final do treino.
Em dúvida de como começar na academia? Nós te ajudamos, basta clicar aqui.
Dança
Dançar é uma das atividades mais divertidas que alguém pode fazer, não importa a idade. Essa pode ser uma forma incrível de melhorar a saúde física e mental, já que oferece diversos benefícios.
A dança é uma atividade aeróbica que ajuda a melhorar a saúde do coração e dos pulmões. Dançar por apenas 30 minutos por dia pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames. Incrível, não é?
Como dançar requer movimentos em todas as direções, o exercício melhora a flexibilidade, a força muscular, o equilíbrio e a coordenação motora, habilidades que são especialmente importantes para os idosos.
E não pára por aí! Dançar também melhora o humor, relaxa e reduz o estresse. Essa pode ser uma ótima forma de socialização e diversão, o que é importante para a saúde mental e emocional.
Participar de aulas de dança ou eventos que envolvam a prática pode ser uma ótima forma de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos.
Ao decorar os passos e movimentos de dança, os praticantes desenvolvem estímulos cognitivos, que oferecem benefícios para a memória e a função cerebral como um todo.
Se você está procurando uma forma divertida e saudável de se manter ativo na terceira idade, experimente a dança! Existem muitos tipos diferentes, desde o balé até a salsa. Escolha um estilo com o qual se identifique, e divirta-se!
Ciclismo
O ciclismo é uma atividade muito interessante, que pode ser praticada em qualquer idade. As vantagens que oferece são muitas. Além de queimar calorias e ajudar a manter a forma, o ciclismo melhora a saúde cardiovascular.
Pedalar por aí é uma excelente maneira de reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames. Que tal trocar o carro pela bike?
Esse exercício também ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, reduzir o estresse e melhorar o humor. Além de ser um meio de transporte, a bicicleta pode envolver atividades em grupo, com amigos ou familiares.
É também uma forma divertida de explorar novos lugares e paisagens e estar em contato com a natureza.
Se essa opção de exercício parece atrativa para você, certifique-se de escolher uma bicicleta que seja confortável e segura, e de usar equipamentos de proteção, como capacete e luvas.
Cada atividade física oferece benefícios específicos, mas todas podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos idosos. É importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar uma atividade física e escolher uma atividade que seja adequada às suas necessidades e capacidades individuais.
Conheça a coleção da Oxer
A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!
Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.
Instagram Oxer
Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.