Seja por um professor nos tempos de escola, ou por um personal trainer em uma academia, todos já fomos impactados por um educador físico.
Nesse post vamos celebrar essa profissão tão importante para todos que praticamos esportes e te explicar um pouco mais sobre a necessidade de um profissional de educação física em nossas vidas
O exercício da profissão engloba todos os aspectos do ser humano, as funções de coordenação motora, de exercício físico e resistência. Mas também as funções mentais e sociais que nos permeiam.
É possível atuar na preparação e treinamento de grandes atletas, na área de reabilitação de atletas e de pacientes ou na instrução de treinamento, como um personal trainer, por exemplo.
A educação física tem a sua origem na antiga Grécia, no ano de 386 a.C. Nessa época havia um grande movimento de culto ao corpo.
Atualmente temos o sedentarismo em crescente enorme, é comum pessoas não praticarem esportes ou negligenciarem essa parte de suas vidas.
O recomendado pela OMS é que sejam praticados de 150 minutos de atividade física semanalmente. E se puder fazer isso junto a um profissional capacitado da área, melhor ainda.
Como citamos anteriormente, há várias áreas em que educadores físicos atuam, mas qual a função deles nessas áreas?
O educador físico é o responsável por cuidar de todos que desejam praticar esportes em um clube ou academia.
Os profissionais de educação física garante que aqueles que frequentam academia estejam realizando os treinamentos adequados para seus corpos e sua capacidade física.
Aqueles responsáveis pelo treinamento e condicionamento físico dos atletas são todos educadores físicos.
Em uma área em que qualquer desvantagem pode ser crucial, é o papel do educador físico preparar os atletas para poderem desempenhar da melhor forma em campo.