Afinal, 100 pulos de corda queima quantas calorias? Saiba mais
Pular corda é uma atividade aeróbica de alta intensidade que pode ajudar — e muito — a combater os quilinhos indesejados. Mas, para ver uma mudança na silhueta, é ideal pular muito e pular bem. Mas, afinal de contas, 100 pulos de corda queima quantas calorias? É o que você vai descobrir aqui!
Os benefícios de pular corda são inúmeros, entre tonificar os músculos e melhorar a circulação sanguínea, sem dúvida, um dos principais chamarizes para o exercício é a possibilidade de emagrecer mais rápido. Além de emagrecer, pular corda apresenta uma série de outros benefícios significativos para a sua saúde.
Segundo as estimativas, em apenas trinta minutos de treino de corda é possível perder até 300 kcal e tonificar os glúteos, o abdômen, as coxas e as panturrilhas. Mas para isso, é preciso se dedicar a aprender a pular de forma correta, pois, ao contrário, você estará fazendo mal às suas articulações, juntas e, principalmente, aos joelhos.
Para impedir isso, também é preciso investir na compra de uma corda e tênis com qualidade que ajudem a absorver o impacto — somente assim que será possível proteger as suas articulações de possíveis lesões. Também é importante ter cuidado de não praticar a atividade em cima da grama e no asfalto. O local ideal para pular corda é em cima de tapetes, ou em pisos emborrachados e/ou de madeira.
Mas voltando à pergunta principal: 100 pulos de corda queima quantas calorias? Basta continuar a leitura para descobrir a resposta!
Você sabe como pular corda? Aprender é muito fácil, confira:
Caso pular corda não tenha sido sua atividade favorita nos parquinhos, não se preocupe, pois, pular corda é uma atividade muito fácil! Os principais pontos a se atentar são os movimentos dos braços que devem estar em sintonia com os pulos. Veja o nosso rápido passo a passo e aprenda a pular corda:
Primeiro passo: crie o ritmo
Antes de pegar a corda, tente treinar o ritmo dos seus saltos. Para isso, será necessário dar alguns pequenos pulos procurando manter sempre o mesmo ritmo.
O ideal para realizar essa etapa é tentar utilizar somente a ponta dos pés para soltar, isso é, sem tocar o calcanhar no chão ao voltar de cada salto. Após pular por volta de um sessenta segundos, tente fazer um pequeno intervalo de até mais outro minuto.
Segundo passo: observe o movimento dos braços
Agora que você já praticou o pulo, chegou a hora de observar o movimento dos seus braços. Eles deverão permanecer estáveis enquanto você impulsiona a energia na corda. De forma ereta, a intenção aqui é que você faça o mínimo de movimento possível por parte de seus braços.
Como você pode analisar, para aprender a pular, o controle da corda terá que vir do seu pulso. Balançar seus pulsos coordenadamente também te ajudará a manter o controle da corda sem problemas. Resista a tentar girar os pulsos de forma brusca ou movimentando o cotovelo (que, assim como os braços, devem se manter estáveis).
Já para a posição dos seus braços, o indicado é que suas mãos fiquem, mais ou menos, na altura dos seus quadris. Em seguida, seus braços devem ir para baixo em um ângulo de 45.º. Uma boa forma até pegar o ritmo, é começar tentar aprender o controlar o movimento do seu pulso com um braço só, da seguinte forma:
Outra dica é nem se preocupar em começar a pular no começo. Quando você se sentir confortável com o movimento dos braços individualmente, chegou a hora de unir todos os passos.
Terceiro passo: sincronize todos os movimentos
Chegou a hora de unir todos os passos que você aprendeu até agora: comece fazendo um movimento devagar com os braços e procure dar dois soltar a cada volta que a corda dê ao redor do seu corpo. O movimento será basicamente assim:
Pronto! Viu como aprender a pular corda não é nada complicado? Agora que você aprendeu o básico, existem outras modalidades que vão te ajudar a pular corda de formas diferentes, como treinos com pulos duplos, em sequência. Mas antes, para te incentivar mais na realização da atividade, conheça os principais benefícios de pular corda.
Leia também: Quais são os benefícios da yoga para saúde física e mental?
Pular corda ajuda a emagrecer! Mas 100 pulos de corda queima quantas calorias?
Segundo um estudo divulgado no evento anual do American College of Sports Medicine (ACSM), 10 repetições velozes de corda gastam mais que 30 segundos de sprint na bicicleta e ajudam a desenvolver mais músculos ao todo, já que você utiliza tanto os membros superiores como inferiores para domar o acessório.
100 pulos de corda queima quantas calorias?
Comparada a outras atividades aeróbicas, como pedalar e caminhar, em termos de gasto calórico, pular corda perde apenas para corrida. De acordo com as estatísticas, dar 100 pulos de corda ajuda a eliminar, em média, até 14 kcal de uma pessoa — embora fatores como peso, altura, metabolismo, intensidade e a forma de pular também entrem nessa equação para determinar o gasto calórico da atividade.
E quantos pulos de corda devo fazer por dia para emagrecer?
Para começar a queimar calorias, é indicado pular, pelo menos, 5 minutos de corda por dia. Contudo, existem outros pontos que devem ser adicionados à prática caso você deseje perder peso. Geralmente, os resultados de treinos de corda são melhores quando seu praticante associa a atividade com uma alimentação equilibrada recomendado por algum especialista.
Como pular corda é uma atividade completa, trabalhando os membros inferiores e superiores, à medida que você for treinando, mais rápido o seu metabolismo ficará. Assim, facilitando a perda de calorias e promovendo a perda de pesa saudável.
Como você viu no nosso post, a resposta para a pergunta “100 pulos de corda queima quantas calorias?” foi solucionada: o gasto calórico vai acontecer, mas, fatores externos são responsáveis por determinar uma quantia estimada.
Dentre todos os pontos que você deve ficar atento para realizar essa ou qualquer outra atividade física, é o seu equipamento. A roupa ideal, o calçado correto e os acessórios para se exercitar são responsáveis por dar conforto e segurança e, assim, nos possibilitam extrair o melhor de nós mesmos, consequentemente, gastando mais calorias por exercício. Pensando nisso, a Oxer desenvolveu uma linha de acessórios esportivos feitos para quem está em busca de uma vida com qualidade e bem-estar.
Confira produtos da Oxer para pular corda!
Corda de Pular Oxer Slim CST12 – 3 metros
Corda Oxer Ajustavel
Acessórios esportivos perfeitos para você
A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!
Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.
Instagram Oxer
Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.