Fazer caminhada engrossa as pernas? Mito ou verdade?
Fazer caminhada é um dos exercícios que mais traz benefícios à saúde do organismo e muscular, já que fortalece as pernas, auxilia no controle de doenças cardiovasculares e ainda ajuda no combate à obesidade. Mas será que é verdade que fazer caminhada engrossa as pernas?
Quando o assunto é exercícios físicos, a imagem que temos é de uma pessoa fazendo musculação dentro de uma academia para construir uma base muscular sólida. No entanto, nem sempre é necessário iniciar as atividades na academia, especialmente pessoas que não estão acostumadas com a prática de exercícios físicos, como é o caso de grupo de pessoas sedentárias que se movimentam pouco no dia a dia.
Para desmistificar se caminhar engrossa ou não as pernas, fizemos um post falando mais sobre o assunto. Acompanhe!
A caminhada ajuda a construir músculos?
De fato, fazer caminhada engrossa as pernas, desde que ela seja feita regularmente e na duração correta. Porém, é importante ressaltar que o músculo construído durante a caminhada não fica tão evidente, e para resultados mais satisfatórios é recomendado a prática de musculação ou até trocar a caminhada pela bicicleta.
Mas, caso você esteja iniciando sua prática de exercícios físicos agora, a caminhada pode ser uma ótima opção para engrossar as pernas logo de início por um impacto menor. Em notícia publicada pela CNN Brasil, a caminhada é considerada um exercício seguro e fácil para os iniciantes nessa modalidade:
Caminhar também é seguro, com uma das taxas mais baixas de lesões por exercício, de acordo com um relatório do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Melanie Radzicki McManus, jornalista, em notícia publicada em 06 de agosto de 2021 (traduzida para o português via CNN Brasil)
Matthews observou que quem não tem resistência para terminar uma caminhada de 30 minutos pode dividi-la em pequenos pedaços, algo que não é facilmente possível se você precisa se exercitar em uma academia.
Como fazer caminhada para engrossar as pernas?
Para que a caminhada deixe a perna mais grossa, é importante manter uma rotina diária de atividades que duram entre 45 minutos e 1 hora de exercícios, ajudando a fortalecer não somente os músculos da perna, mas também os glúteos e panturrilhas.
Vale lembrar que além de ser benéfico para a musculatura, a caminhada ainda auxilia no combate a sintomas de ansiedade e depressão por ajudar na liberação de hormônios ligados à sensação de bem-estar e felicidade.
Para quem não está acostumado com exercícios físicos, é indicado iniciar com caminhadas de 30 minutos e fazer pequenas pausas durante o trajeto.
Qual intensidade usar para deixar as pernas mais grossas?
Além da frequência, a intensidade também é um ponto chave para deixar as pernas mais grossas: mantenha uma caminhada em velocidade média – nem rápida demais, nem muito devagar.
Isso porque, quando caminhamos muito devagar, os músculos podem não receber o estímulo necessário para se fortalecer, e quando caminhamos muito rápido, pode-se acabar levando o músculo à exaustão, fazendo com que ele consuma mais proteínas que estão armazenadas para se recuperar e resultando em um ganho de massa menor.
Acrescente trajetos com subidas
Quanto mais esforço físico for exigido dos músculos, mais eles tendem a crescer, e uma estratégia muito usada para auxiliar no ganho de massa muscular nas pernas é acrescentar trajetos com subidas em sua caminhada.
Além de engrossar a perna, a caminhada com subida contribui para que os músculos dos glúteos também sejam fortalecidos.
Combine a caminhada com uma alimentação saudável
De nada adianta praticar atividades físicas para engrossar a perna se não tomarmos os cuidados necessários com nossa alimentação. Afinal, para deixar os músculos maiores, é importante que a ingestão de proteína esteja ajustada para seus objetivos.
Além disso, como você fará um grande esforço, é importante consumir carboidratos de qualidade antes de começar a se exercitar para garantir que você terá força necessária para concluir sua caminhada, evitando quadros de mal-estar e fraqueza.
Uma dica é consumir alimentos ricos em carboidratos antes de caminhar como arroz, batata e pães, e alimentos ricos em proteínas depois que voltar da sua caminhada, como carnes, soja, cogumelos e iogurtes.
Também é importante se você deixe de consumir alimentos ricos em açúcares e especialmente refrigerantes, que causam quadros de celulite no bumbum e pernas graças ao acúmulo de gorduras que promovem. Isso fará com que os músculos fiquem escondidos mesmo que cresçam durante a caminhada.
Lembre-se de descansar
Treinar por muitos dias seguidos sem descansar o músculo poderá levá-lo a uma exaustão, e é importante de se permitir tirar um dia de descanso por semana ou dois, sempre que se sentir muito cansada. Além de evitar que seu músculo sofra uma sobrecarga e garantir que ele se recupere adequadamente, a pausa também é importante para que você veja o exercício como algo bom, e não como uma tarefa que deva ser cumprida a todo custo.
Além do mais, treinar os músculos sem dar o devido descanso poderá evitar seu crescimento e desenvolvido, muitas vezes atrapalhando em seus objetivos de engrossar a perna.
Quando começar a musculação?
Depois de algum tempo fazendo caminhadas, você poderá notar que seus músculos cresceram ligeiramente. Se o seu objetivo for deixá-los ainda maiores, você deverá iniciar sua rotina de exercícios com halter para engrossar ainda mais as pernas.
Para isso, é indicado que você se matricule em uma academia para avaliação profissional, a fim de garantir que os exercícios propostos estão de acordo com sua condição física e objetivos sem colocar sua saúde em risco ou gerar uma sobrecarga muscular.
Junto com os exercícios de musculação, você pode continuar fazendo caminhadas em dias alternados, que além de ajudar na construção muscular, ajudará também na sensação de bem-estar e na saúde como um todo.
Tenha em mente que cada pessoa tem um biotipo único
Enquanto algumas pessoas têm mais facilidade para engrossar as pernas, outros biotipos podem sentir uma grande dificuldade na construção muscular, e é importante que você entenda que nem sempre fazer caminhada engrossa as pernas de todas as pessoas da mesma forma.
Nesses casos, o mais indicado, além da musculação, é procurar um nutricionista esportivo para garantir uma ingestão de proteína adequada, auxiliando no processo de construção muscular sem criar uma sobrecarga nos músculos.
Afinal, aumentar as quantidades de exercícios praticadas no dia a dia nem sempre é o suficiente e pode até ser perigoso se não for supervisionado por um profissional.
Agora que você viu que fazer caminhada engrossa as pernas e que não é um mito, você já pode iniciar sua rotina de exercícios diários. Além de garantir uma construção muscular na região das coxas e glúteos, você ainda garantirá uma vida mais saudável e com menos riscos de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, desde que sua alimentação também esteja ajustada.
Artigos esportivos para corrida/caminhada
A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!
Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.
Instagram Oxer
Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.